"Situação preocupante", diz presidente de CPI em visita a escolas municipais

Falta de professores e problemas estruturais são as principais constatações
"Situação preocupante", diz presidente de CPI em visita a escolas municipais

Fotos: Thaisa Coroado

Os vereadores que compõem a CPI da educação vistoriaram duas escolas na manhã desta segunda-feira (20). Isaac Antunes (PR) - presidente, Gláucia Berenice (PSDB), João Batista (PP), Mauricio Vila Abranches (PTB) e a convite, Jean Corauci (PDT) estiveram nas unidades EMEF Profª Neuza Michelutti Marzola, na Vila Virgínia e CAIC Antônio Palocci, no Jardim José Sampaio.

A preocupação dos parlamentares com essas duas escolas deve-se ao fato de ocuparem lugar de "destaque" como unidades de maiores riscos da cidade, com diversos problemas estruturais. Na EMEF Profª Neuza Michelutti Marzola, a comissão fez apontamentos urgentes sobre a necessidade de reparos à quadra poliesportiva que inunda em dias de chuva. Além disso, funcionários e alunos expuseram a situação crítica de falta de professores de Ensino Fundamental I, geografia, matemática, artes e educação física, que ocasionalmente prejudica cerca de 150 alunos por período, evidenciando a desorganização da atual Secretaria da Educação.

Já no CAIC Antônio Palocci a situação é semelhante, porém com perspectivas de melhoras estruturais. A escola passa por manutenções para sanar as diversas demandas que colocam em risco alunos e funcionários. Mas enquanto a obra acontece, os cerca de 850 alunos somam quase um mês sem aula. E para agravar a demora, após a conclusão das obras, a volta às aulas fica condicionada a uma liberação por parte da justiça.

"A prefeitura precisa o mais rápido possivel se manifestar quanto à falta de professores na rede, já que o número de vagas abertas em concurso não foi o ideal. Mas o mais absurdo é o fato de que a Secretaria não realocou os alunos da escola CAIC neste período de reformas. Em resumo, nós encontramos nessas escolas falta de planejamento e execução da administração", afirma o presidente Isaac Antunes.

Na próxima quarta-feira (22) mais duas escolas serão vistoriadas: às 11h - EMEI Hilda Maria Sobral, e às 12h - EMEF Dr. Faustino Jarruche. A comissão ouvirá na quinta-feira (23) o atual secretário da educação, Felipe Elias Miguel, em oitiva na Câmara Municipal.

Por Paulo Bahia